sexta-feira, 16 de abril de 2010

Hora Atividade

Joinville, 16 de abril de 2010.


Hora atividade – Educação com qualidade.

O CEI Raio de Sol I situado no bairro Vila Nova foi uma das instituições de Educação Infantil que implantou com sucesso o sistema de hora atividade para seu grupo docente.

As professoras agora têm 20% das suas horas de trabalho reservadas a estudos, pesquisa, planejamento, organização de materiais e avaliação do trabalho educativo. Estes momentos acontecem com a organização de um cronograma no qual uma professora e uma auxiliar de educador volante, passaram a assumir as turmas para que as respectivas professoras possam preparar os planejamentos para as semanas seguintes.

Importante mencionar que a qualidade do trabalho pedagógico só cresceu com esse novo sistema, pois agora com mais tempo para refletir, para avaliar, buscar informações e fundamentações teóricas para seus projetos e criar recursos para suas aulas, às professoras conseguem com certeza aprimorar e dar maiores significados à sua pratica educativa. Além disso, a professora volante também tem sua hora atividade e assim como as outras, busca constantemente subsídios que aperfeiçoem cada vez mais o seu projeto de sala.

Como funciona: As professoras de sala desenvolvem com as crianças projetos educativos distintos, mas que têm em comum o trabalho voltado ao meio ambiente, a arte e a Carta da Terra para as crianças. Nos dias em que está nas salas, a professora volante desenvolve um projeto sobre música onde os princípios do programa “O Caráter Conta” permeiam todas as intervenções. A auxiliar de educadora também aplica este projeto nas turmas que ficam sob sua responsabilidade. E de alguma forma os projetos se complementam.

Registro das professoras:

Para mim tem sido ótimo, pois o planejamento semanal tem apresentado uma seqüência didática mais elaborada. Isso tem me deixado mais tranqüila, pois tendo este planejamento previamente, sei os passos que preciso dar para atingir a aprendizagem da minha turma. Também este momento tem possibilitado a troca de informações e orientações de forma mais direta. Nestes momentos tenho aproveitado para tirar minhas dúvidas com a coordenadora pedagógica, e ela muito tem me ajudado. São dois olhares acerca dos encaminhamentos a serem abordados no processo de aprendizagem das crianças. Isso com certeza gera um equilíbrio pedagógico.


Profª Mikaela Tavares.


É muito bom você poder planejar com tempo, repensar e organizar atividades, preparar materiais sem deixar sua turma ociosa esperando, agora podemos aproveitar melhor o tempo que temos com eles.

Profª Tatatina Joice Schmidt


Fazendo um paralelo com os tempos anteriores, podemos constatar que esta conquista da hora atividade foi um ganho enorme para a Educação Infantil. Tínhamos que levar uma grande parte do trabalho para ser organizado em casa como planejamento, pesquisa, organização de materiais e atividades, registros e avaliações. Muitos problemas de ordem familiar as professoras enfrentaram levando esse volume de trabalho para suas casas, muitas vezes até ficando doentes por não ter um tempo para descansar.
Mas agora com a hora atividade o professor pode se organizar para planejamentos, registros, avaliações, preparação de materiais e atividades. Vejo que a qualidade do trabalho melhorou muito, pois também temos tempo para trocar idéias sanando dúvidas com a coordenadora pedagógica colaborando para um melhor crescimento profissional. Acredito que só tivemos a ganhar, que nosso humor melhorou e a sensação de angústia por não dar conta de tudo está sendo amenizada. Sinto-me mais feliz e tranqüila para executar um trabalho com qualidade e prazer.

Profª Janaina Schluter

A hora atividade foi uma grande conquista e oportunidade para melhorar nosso trabalho. Nesse momento paramos, refletimos, conseguimos preparar e organizar atividades e materiais para nossas crianças e realizar avaliações, registros, pesquisas que só enriquecem nosso repertório de informações, nos deixando mais seguras em relação ao conhecimento a ser compartilhado. Acredito que não só a vida profissional melhorou, mas a pessoal também, visto que conseguimos realizar grandes ações nesse tempo oferecido na unidade, reduzindo o trabalho que fazíamos em casa no qual utilizávamos o nosso tempo de descanso e lazer.

Profª Joseane Helena Schulz

Iniciei este ano como funcionária da PMJ, fiquei muito feliz ao saber que tínhamos direito a hora atividade que com certeza contribui muito para o planejamento, pesquisa , avaliação e registro das atividades com as crianças, contando com o auxilio da coordenadora pedagógica nos orientando, diretamente nesses momentos.


Prof° Juliana Sellmer Vieira

A hora atividade veio para melhorar nosso trabalho, não precisamos levar tanto trabalho para casa. Nestes momentos podemos pesquisar, aperfeiçoar nossos conhecimentos, planejar, registrar, avaliar e organizar materiais. Percebi que meu trabalho ficou mais organizado e neste momento posso contar com a orientação da coordenadora pedagógica enriquecendo os projetos desenvolvidos.

Profª Indiajara S. de Morais Marques

Acredito que a hora atividade foi uma grande conquista e veio beneficiar a todos. Esse é o momento onde podemos planejar, pesquisar e refletir nosso desempenho e a aprendizagem da criança. Lembro-me das dificuldades que encontrávamos para atender um professor, discutirmos sobre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, contávamos apenas com uma aula de educação física de 40 minutos, isso dificultava bastante a realização do trabalho pedagógico. Hoje desempenho a função de professora volante e percebo a necessidade de estarmos planejando no local de trabalho, além de termos o acompanhamento constante da coordenadora pedagógica e troca de idéias, há uma grande diferença em planejar na unidade, pois temos acesso a todos os materiais, livros de pesquisa e didáticos.

Profª Volante Maria Cristina Silva

Comparando os anos anteriores com este, podemos considerar um avanço considerável neste último, pelo fato de podermos dispor da hora atividade. Felizmente aqui no CEI está sendo garantido este período ao professor, onde ele o utiliza para refletir sobre sua prática, pesquisar, planejar, selecionar material, registrar e ainda contar com o apoio da coordenadora pedagógica mais efetivamente.

Percebo claramente que todas as professoras desta unidade utilizam deste momento com muita responsabilidade e empenho e que é incontestável as melhorias trazidas ao professor, pois agora ele já pode diminuir sua ansiedade e também o excesso de trabalho extra classe.
É possível perceber uma melhora no trabalho realizado junto às crianças, mas ainda temos uma longa caminhada e se faz necessário um tempo maior para chegarmos a alguma conclusão.
Vale destacar que esta conquista acima de tudo valoriza nossa profissão por finalmente entenderem que as mudanças sociais deverão acontecer a partir da educação. Sinto-me muito feliz por fazer parte do quadro de professores do município de Joinville, pois este passo importante de valorização ao professor foi dado, deixando clara a busca, de fato, de uma educação de qualidade.

Profª Patrícia Vieira Bitencourt.

Nós profissionais da educação do CEI Municipal Raio de Sol, agradecemos imensamente a esta gestão o olhar que está sendo dado à educação infantil, apesar da resolução n° 2 de 28 de maio de 2009 destacar a importância de dedicar uma parte da jornada de trabalho as atividades de preparação de aulas, avaliação da produção dos alunos , pesquisa..., mas que poderá ser oferecido paulatinamente, esta gestão compreende e valoriza o profissional da educação infantil igual ao do fundamental, valorizando este profissional num todo.
Percebemos a satisfação de nossos professores em serem reconhecidos como profissionais da educação.

Atenciosamente.

A Excelentíssima Secretária da Educação
Sra. Iara Andrade Costa

2 comentários:

Albino disse...

Gostaria de saber quantas horas atividades elas fazem semanal
numa carga horaria de 40HS?
oBRIGADO E AGUARDO RESPOSTA
salete

Centro de Educação Infantil Municipal Raio de Sol I disse...

As professoras da EI da rede municipal tem 20% de sua carga horária semanal destinada a hora atividade.